Khabib Nurmagomedov no corner durante UFC 311. Foto: Reprodução/Twitter/UFC
Mesmo aposentado dos octógonos desde 2020, Khabib Nurmagomedov continua a influenciar diversos lutadores de maneira positiva. Além do trabalho já conhecido com Islam Makhachev na categoria dos leves (até 70,3 kg.), o Águia também tem sido uma figura importante na trajetória do atual campeão meio-médio do UFC (até 77,1 kg.), Belal Muhammad. Em entrevista ao ‘Yaqeen Institute‘ na última segunda-feira (28), o palestino relembrou uma conversa com o treinador que o marcou.
Veja Também
Muhammad, que vem realizando treinos esporádicos com o Clã do Daguestão, falou sobre os aspectos psicológicos e até mesmo religiosos por trás de alguns métodos de Nurmagomedov.
“A primeira vez que Khabib esteve no meu corner, ele estava tão calmo. Ele sorria e dizia: ‘Irmão, você trabalhou duro. Agora é com Alá. Se Ele quer que você vença, você vai vencer. Se não, então há um motivo para isso.’ E isso me deu uma sensação de confiança que te liberta — te liberta do resultado. Não tenho medo de passar vergonha, não tenho medo de perder ou de ser espancado”, afirmou o lutador.
Belal Muhammad dropped a line that hits harder than any punch — Free yourself from the result
“The first time Khabib cornered me, he was so calm in the back room. He was smiling and saying, ‘Brother, you worked hard. Now it’s up to Allah. If He wants you to win, you’re… pic.twitter.com/XPrrbL1JKZ
— Red Corner MMA (@RedCorner_MMA) April 30, 2025
Recém-coroado, Belal Muhammad defenderá o cinturão pela primeira vez na luta principal do UFC 315, contra o australiano Jack Della Maddalena. Além disso, é especulado que o palestino possa subir para os pesos médios (até 83,9 kg.) de modo a abrir caminho para Islam Makhachev.
Khabib Nurmagomedov se aposentou invicto
khabib Nurmagomedov e seu pupilo Tagir Ulanbekov no UFC 311. Foto: Intagram / Tagir Ulanbekov
Um dos lutadores mais bem-sucedidos da história do UFC, Khabib se aposentou com um cartel perfeito, com 29 vitórias e nenhuma derrota. Na maior organização de MMA do mundo, o russo venceu 13 oponentes em sequência e capturou o cinturão dos leves (até 70,3 kg.).
Após superar nomes como Conor McGregor, Dustin Poirier e Justin Gaethje, o Águia anunciou aposentadoria em outubro de 2020, após a morte de Abdulmanap Nurmagomedov, seu pai e treinador. Desde então, ele se tornou a liderança técnica do Clã do Daguestão.
Você precisa fazer login para comentar.