
C. Do Bronx fez história no UFC 262 e conquistou o título vago dos leves. Foto: Reprodução/Instagram
Charles do Bronx garantiu nova oportunidade pelo cinturão vago dos pesos leves (até 70,3kg.) do UFC após uma sequência inesperada de eventos. A vitória de Jack Della Maddalena sobre Belal Muhammad no UFC 315, em 10 de maio, desencadeou a ascensão do campeão Islam Makhachev aos meio-médios (até 77kg.). Ele, agora, enfrenta Ilia Topuria.
Veja Também
A decisão do russo de buscar um segundo título obrigou a organização a marcar um duelo entre Charles do Bronx e Ilia Topuria no UFC 317, em 28 de junho, em Las Vegas (EUA). A chance surge três anos após o brasileiro perder o título para Makhachev e após superar revés contra Arman Tsarukyan em 2024.
A reviravolta começou nos bastidores do UFC 315. O evento, realizado em Montreal, teve como principal atração a defesa de Belal Muhammad contra Jack Della Maddalena. Com a derrota do palestino por decisão unânime, o caminho para Makhachev subir de divisão sem conflitos éticos, por treinar com Belal, foi aberto. O russo, que já havia expressado interesse em desafiar o campeão dos meio-médios, confirmou a mudança horas após o evento.
Charles do Bronx e o cenário que mudou tudo no UFC
A estratégia de Makhachev, porém, incluiu uma condição: deixar o título dos leves para disputar o dos meio-médios. Para não paralisar a divisão, a organização escalou Charles do Bronx x Ilia Topuria para uma disputa linear no UFC 317.
O brasileiro, que deteve o título entre 2021 e 2022, viveu anos de altos e baixos. Após perder o cinturão para Makhachev por finalização, sofreu revés contra Arman Tsarukyan, mas se recuperou com vitória sobre Michael Chandler. Apesar de estar na segunda posição do ranking, sua última chance pelo título parecia distante — até a subida repentina de Makhachev.
A espera de Charles foi influenciada também por Ilia Topuria. O georgiano deixou seu título vago em abril para subir aos leves. Inicialmente, cogitou-se que ele enfrentaria Makhachev diretamente, mas a mudança de divisão do russo redirecionou os planos.
Você precisa fazer login para comentar.