
R. MacDonald (dir.) fez a luta co-principal do UFC 189 contra R. Lawler (esq.). Foto: Josh Hedges/UFC
Em mais de três décadas entretendo fãs de esportes de combate de todas as partes do mundo, alguns atletas marcaram seus nomes na história do UFC ao protagonizarem lutas eletrizantes e que sempre serão lembradas. Em duelos tão interessantes, sequer é justo afirmar a existência de vencedores e derrotados.
Veja Também
Diante disso, o SUPER LUTAS selecionou alguns dos melhores combates da história do UFC. Estes confrontos moldaram a percepção do público sobre o que é ser um verdadeiro lutador de MMA e ajudaram a mudar completamente o patamar da empresa e transformaram o Ultimate num negócio extremamente lucrativo.
Confira as melhores lutas da história do UFC
Robbie Lawler x Rory McDonald II – UFC 189
Robbie Lawler e Rory MacDonald em disputa de cinturão (Foto: Reprodução/Twitter)
Não há como citar as melhores lutas da história sem citar o segundo encontro entre Robbie Lawler e Rory McDonald, válido pelo cinturão dos meio-médios (até 77,1 kg.) na luta co-principal do UFC 189. Pouco antes de Conor McGregor subir ao octógono para enfrentar Chad Mendes, os dois lutadores protagonizaram um confronto apontado por muitos como o melhor de todos os tempos.
Em meio fortes golpes e rounds equilibradíssimos, as imagens dos ferimentos dos dois atletas antes do quinto e último round ficaram para sempre marcadas na mente dos fãs. Lawler, com um profundo corte no lábio, voltou para o último assalto sabendo que precisava do nocaute para se manter como campeão. Já o canadense precisava resistir por apenas cinco minutos para se sagrar o novo rei da categoria.
Apesar da ótima performance, McDonald não conseguiu sobreviver aos fortes diretos de esquerda do norte-americano, principalmente por ter sofrido fraturas violentas no nariz. Desta forma, Lawler venceu por nocaute no início do quinto round. O combate ganhou o prêmio de Luta do Ano pelo World MMA Awards em 2015.
Dan Henderson x Maurício Shogun I – UFC 139
D. Henderson (esq) em duelo contra M. Shogun (dir). Foto: Reprodução/Instagram
Grandes nomes da história do PRIDE, Dan Henderson e Maurício Shogun foram se enfrentar no octógono mais famoso do mundo em novembro de 2011, na luta principal do UFC 139, em duelo válido pela categoria meio-pesado (até 93kg.). Apesar de levar a pior nos primeiros rounds, o curitibano conseguiu acertar bons golpes em pé e controlar o norte-americano no chão durante o último assalto. Esta foi a segunda vez que uma luta sem um cinturão em jogo foi escalada para 25 minutos, o que se provou uma decisão acertada.
Após um ótimo combate, Dan Henderson foi declarado o vencedor por decisão unânime. Os dois se encontrariam novamente alguns anos depois, com o norte-americano nocauteando Shogun em pleno solo nacional.
Weili Zhang x Joanna Jedrzejczyk I – UFC 248
J. Jedrzejczyk (esq.) e W. Zhang (dir.) fizeram uma das lutas mais emocionantes do UFC 248. Foto: Reprodução/Twitter @UFCBrasil
Independentemente de gênero, o combate entre Joanna Jedrzejczyk e Weili Zhang é um dos melhores da história não apenas do Ultimate, mas de toda a história do MMA. Maior campeã peso palha (até 52,1 kg.) de todos os tempos, a polonesa tentava reconquistar a coroa ao desafiar a nova rainha da divisão, em março de 2020.
Durante 25 minutos, as duas premiaram os fãs com um duelo aguerrido e intenso, representado perfeitamente com a imagem do rosto de Joanna. A ex-campeã ficou com a testa deformada ao absorver fortes socos da adversária, semelhante ao combate entre Mark Homminick e José Aldo.
Joanna ficou com rosto deformado após derrota. Foto: Reprodução / Twitter
Forrest Griffin x Stephan Bonnar
Bonnar (esq.) e Griffin (dir.) fizeram final histórica do TUF 1. Foto: Divulgação
Válida pela final da primeira temporada do The Ultimate Fighter na categoria meio-pesado (até 93 kg.), a luta entre Forrest GriffineStephan Bonnar foi um dos momentos mais importantes de toda a jornada da empresa.
A agressividade e coragem demostrada pelos dois atletas fez com que o evento gerasse números de audiência tão altos que foi o suficiente para garantir a renovação do produto, além de ter catapultado o nome dos dois atletas ao estrelato. O combate foi escolhido como o melhor da história do UFC em 2009, e incluído no Hall da Fama em 2013.
Diego Sanchez x Clay Guida – TUF 9 Finale
Diego Sanchez vs Clay Guida : C’ÉTAIT LA GUERRE
— La Sueur (@LaSueur_off) April 15, 2023
Dois dos atletas mais aguerridos de todos os tempos, Clay Guida e Diego Sanchez se tornaram famosos mundialmente após dividirem o octógono em junho de 2009, em combate válido pela categoria peso leve (até 70,3 kg.). Após uma encarada tensa, ambos partiram para cima e trocaram socos por vários minutos sem trégua.
Claramente melhor na luta, Diego levou Guida ao chão após conectar um chute perfeito na cabeça do rival, que surpreendentemente resistiu ao impacto e se manteve na luta até o fim do terceiro assalto. Sanchez se sairia vencedor por decisão dividida. O confronto ganhou o prêmio de Luta do Ano e foi incluída no Hall da Fama do Ultimate dez anos depois.
Você precisa fazer login para comentar.